15 de setembro de 2013

Livro lido: Auto da Compadecida

Oi gente! Como vão?

No post anterior, sobre a Bienal eu comentei com vocês sobre o livro que tinha comprado e já estava lendo, e como quase sempre eu tive que dá uma pausa, pois comecei a ler Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, por motivo de escola, todo bimestre eu tenho que ler um livro que minha professora escolhe e depois fazer uma prova sobre tal.

 
 
Apaixonada por essa capa!
 
Aviso: pode haver spoilers

Quando recebi o livro eu pensei que fosse chato, eu já havia assistido o filme e gostei, mas como todo filme agora tem um livro e geralmente o livro é diferente do filme, eu pensei que com esse livro fosse acontecer o mesmo, e eu estava enganada, o filme é totalmente igual o livro, as únicas diferenças que encontrei é que no livro descreve a cena como se tivesse num verdadeiro teatro, há um apresentador chamado Palhaço que muita das vezes interrompe a fala de algum personagem e narra a história, em geral o livro é escrito em escrita teatral, e a outra diferença é que no livro não há a Rosinha, que no filme ela é filha de Antônio Moraes, um homem muito bem sucedido, rico e temido por todos, no filme Rosinha se casa com Chicó e o trio (Chicó, Rosinha e João Grilo) saem andando terra a fora.

O livro começa com o palhaço apresentando ao público (como foi dito, estavam no teatro) todos os personagens, dizendo que Jesus não poderia entrar com seu traje pois tinha que ser uma surpresa no final da peça, quando ele entra com Compadecida para encenar a parte em que João Grilo, sacristão, padre, frade, padeiro, mulher do padeiro, cangaceiro e Severino estão no céu e há um "debate" entre o Encourado, Jesus e Compadecida para decidir o caminho dos 8 citados acima.

Enfim, eu adorei o livro, para quem ainda quer ler, eu recomendo sem sombra de dúvida, é um livro que você rir do começo ao fim, como o filme também. É de uma escrita muito fácil de ser lida e compreendida, e sem falar que a arte da capa e o estilo das folhas são encantadoras (fotos abaixo). Vocês já leram? Me conte!




Beijooos e um ótimo começo de semana para vocês!

(Agora vou terminar minha leitura do Cidade dos Ossos, e assim que acabar venho aqui dar minha opinião)

Nenhum comentário:

Postar um comentário